Psicodrama: aspectos relevantes

Antonio Siqueira
Cristina Esteves

De acordo com Franco (2004), Moreno define psicodrama como a “ciência que explora a ‘verdade’ por métodos dramáticos”. Assim, utilizando-se uma linguagem teatral, acredita-se que os indivíduos são atores que desempenham seus papéis.

É por meio desse método que se busca resgatar e desenvolver a espontaneidade e a reatividade com o desligamento dos padrões de comportamento estereotipados, de tal sorte que se produz distância das formas de relacionamentos na sociedade, cujo resultado tende a “automatização” do indivíduo.

Trata-se de um método que busca os resultados pelas ações e fundamenta-se como atividade prática, deixando de lado as teorias estudadas até aquele momento.

Vale observar que sua proposta terapêutica converge para a realização em grupo, visto que os métodos individuais produzem a passividade do paciente em relação ao terapeuta, ao passo que nas terapias em grupo, por força do aspecto relacional, o paciente se trata e age terapeuticamente no grupo.

Dentre as técnicas psicodramáticas, as principais são: espelho, tomada de papel e inversão de papel, cada qual buscando e podendo atingir objetivos específicos.

Na prática, não é a melhor nem a menos apropriada das formas de terapia, mas sim, uma dentre tantas possíveis, que quando utilizada pela pessoa certa, da forma correta e em circunstância apropriada, pode gerar bons resultados, ou seja, o bem do indivíduo e da sociedade por consequência.

Referência Bibliográfica:

FRANCO, Gisela Sartori. Preparando a vitória. São Paulo: Ágora, 2004.

Leave a comment